Quando vamos comprar um produto qualquer, sempre observamos todos os diferenciais de cada alternativa disponível, até definir qual atende melhor às nossas necessidades. Tal mentalidade deve ser aplicada na escolha dos investimentos, principalmente para aquele funcionário público que ainda não deu os primeiros passos nessa direção.
Nunca é tarde para mudar, mas para garantir escolhas com mais oportunidades de oferecer bons resultados, é fundamental seguir alguns passos, sobretudo diante das diversas opções de aplicações disponíveis no mercado.
Por isso, para montar um pequeno guia sobre investimentos listando as alternativas mais comuns, vamos utilizar um critério que considera os diferentes perfis de investidores. Tal avaliação ajuda na hora de decidir onde colocar seu dinheiro conforme seus objetivos financeiros.
Perfil conservador
Os perfis de investidores são uma forma de reunir em um mesmo grupo pessoas com características similares, em especial a partir de um aspecto: a tolerância ao risco na hora de escolher uma aplicação. Logo, quanto mais arrojado o investidor, mais arriscadas serão as suas alternativas de investimento.
Dessa forma, quem tem um perfil conservador para investir privilegia a segurança na hora de aplicar seu dinheiro, ainda que isso signifique receber menos pelas aplicações.
Com isso, é comum que investidores desse perfil optem pela renda fixa, em que a rentabilidade é conhecida quando o aporte financeiro é feito. Entre as opções mais populares, estão:
• títulos do tesouro direto;
• CDBs;
• fundos de investimento em renda fixa.
Perfil moderado
Como o próprio nome indica, os investidores de perfil moderado ainda privilegiam a segurança na hora de investir, mas conseguem avançar um pouco na composição da carteira.
A partir disso, já existe espaço para investimentos em renda variável. Essas aplicações são aquelas em que não é possível estabelecer de antemão qual será o retorno alcançado. Isso permite que eles acessem alternativas de investimentos com possibilidade de rendimento um pouco melhores, como algumas ações e fundos de investimentos.
Perfil arrojado
Por fim, os investidores de perfil considerado arrojado já têm um conhecimento maior do mercado e contam com a capacidade de suportar melhor as eventuais perdas.
Nesse sentido, eles podem tolerar determinados prejuízos em aplicações mais rentáveis, se isso no longo prazo significar possibilidades de ganhos melhores. A partir disso, há uma preferência de aplicações de renda variável, como:
• ações na bolsa de valores;
• operações com contratos futuros;
• criptomoedas.