Você sabe a importância de se tornar um funcionário público investidor? Ocupar esse posto é o objetivo principal na carreira de muitos profissionais, que veem nessa possibilidade de ocupar cargos com bons salários e que garantem a estabilidade. De fato, isso dá mais tranquilidade, principalmente no longo prazo.

Contudo, tal garantia não significa que esses profissionais podem ignorar alguns pontos básicos no cuidado com o dinheiro, incluindo a escolha de boas aplicações financeiras.

Diante desse propósito, vamos reforçar a importância de ser um funcionário público investidor e quais são as melhores formas de fazer isso. Acompanhe a leitura!

Qual é a importância de investir?

Entenda a importância de ser um funcionário público investidor

Muito se fala sobre investir, mas pouco se reflete a respeito da importância desse hábito. E isso inclui os funcionários públicos, que veem na estabilidade dos seus cargos uma garantia de tranquilidade financeira maior, o que tornaria qualquer planejamento financeiro menos importante.

Entretanto, é essencial repassar o conceito do que é investir. Ao fazer um investimento, o investidor está colocando seu dinheiro em aplicações financeiras que prometem determinado retorno ou correção financeira após certo período.

Ou seja, investir difere de poupar. Essa diferença precisa ficar bem clara. Embora estejam interligados, muitas vezes ambos os termos são utilizados como sinônimos, o que é errado.

Poupar presume a economia de recursos visando outros gastos no futuro. Assim, você pode economizar dinheiro com o intuito de comprar um carro daqui a alguns meses, por exemplo. Para isso, provavelmente será necessário se esforçar para cortar gastos, evitar desperdícios e reduzir despesas no dia a dia.

Já um investimento permite que o dinheiro acumulado obtenha rendimento e não perca valor de compra com o passar do tempo, ajudando na realização de vários objetivos que dependam desses recursos e na garantia de tranquilidade financeira.

O dinheiro investido será útil em momentos em que a situação não estiver tão confortável, diante de imprevistos ou ainda quando chegar a hora de parar de trabalhar.

Logo, a conquista dos objetivos financeiros passa por incorporar uma série de hábitos a nossa rotina, incluindo a capacidade de avaliar o orçamento, identificar gastos desnecessários, poupar o quanto for possível e tomar boas decisões de investimento.

E isso vale para o funcionário público investidor, que pode aproveitar a estabilidade na carreira para planejar todos os passos com mais calma e cuidado.